terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Espaço Geográfico!




Espaço geográfico é um termo utilizado pela Geografia para caracterizar o lugar onde se realizam as modificações no meio ambiente feitas pelos humanos ao longo da história.
Este espaço foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram e habitam diferentes lugares. Ele também abriga todas as partes do planeta possíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas especialidades da ciência geográfica.
Em termos gerais, o espaço geográfico se difere do espaço natural, pois este último não sofre as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades, que envolvem tanto o meio rural quanto o meio urbano.
Alguns geógrafos e estudiosos da área abordam conceitos diferentes para o espaço geográfico, como o de que ele é um conceito ligado a um local que nos é familiar ou que faz parte de nossa vida, e paisagem que é a porção do espaço que nossa visão alcança e é produto da percepção.
Em alguns casos, ele também é visto como uma espécie de “receptáculo”, um palco das atividades humanas; em outros, ele é concebido como uma conjunção de elementos da natureza, sendo também conceituado como reflexo e condicionante das práticas sociais.
Então, o espaço geográfico constrói-se destas transformações dos elementos naturais pelas práticas antrópicas, guardando com ele marcas históricas das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, tendo em vista que novas construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma igualitária ao longo da extensão das sociedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário/ seu elogio/sua sugestão:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

OLIMPÍADA EDUCATIVA DE GEOGRAFIA 6º ANO M e T - 2024

  Olá queridos alunos! No primeiro bimestre acontece a nossa famosa Olimpíada Educativa de Geografia, e a escolha desse projeto no 1º bimest...