sábado, 9 de abril de 2016

Função do IBGE!






O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE – é um órgão criado para levantar dados e informações sobre o território brasileiro. Trata-se de uma entidade muito importante, pois é a partir dos dados coletados pelo IBGE que é possível a elaboração de políticas públicas e um melhor conhecimento do país e do espaço geográfico.
Em seu site, o IBGE lista as seguintes atividades abaixo como sendo as suas principais funções:
- Analisar e criar dados estatísticos (população, renda, entre outros);
- Criação e análise de mapas e outras informações geográficas;
- Disponibilizar informações sobre o meio ambiente;
- Arquivar e divulgar informações sobre o país;
- Coordenar a produção de gráficos, dados e mapas sobre o Brasil.
Esse instituto é parte do Estado brasileiro, está oficialmente vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, além de possuir 27 unidades estaduais (uma para cada estado brasileiro), 27 setores de documentação e 581 agências de coletas de dados municipais. Além de tudo isso, o IBGE também mantém a Reserva Ecológica do Roncador, localizada próximo à capital Brasília.
Desde a época do Brasil Imperial existem órgãos do governo que tinham a função de levantar informações sobre o nosso território. Porém, o IBGE foi criado somente em 1936, pelo Governo Getúlio Vargas, substituindo o extinto Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
A cada dez anos, o IBGE realiza o Censo Demográfico, que é uma grande pesquisa em que funcionários pesquisadores visitam todos os lares e centros comerciais do Brasil para contar as populações e descobrir as suas características, tais como renda, local de nascimento, idade, religião e muitas outras.



ACESSE : http://www.ibge.gov.br/home/  



VÍDEO QUE ABORDA OS CONCEITOS RELACIONADOS A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário/ seu elogio/sua sugestão:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

OLIMPÍADA EDUCATIVA DE GEOGRAFIA 6º ANO M e T - 2024

  Olá queridos alunos! No primeiro bimestre acontece a nossa famosa Olimpíada Educativa de Geografia, e a escolha desse projeto no 1º bimest...