sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Agentes modeladores do relevo!

Processos endógenos e exógenos!




Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.
(1) Agentes Endógenos
(2) Agentes Exógenos
(  ) Vulcanismo
(  ) Intemperismo
(  ) Lixiviação
(  ) Tectonismo
(  ) Processos erosivos




(    ) Vulcanismo – apesar de a lava expelida pelos vulcões agir externamente, o vulcanismo é um agente endógeno ou interno de transformação do relevo, em virtude de suas atividades serem oriundas do interior da Terra.
(    ) Intemperismo – O intemperismo é o processo de transformação das rochas e dos solos através de processos químicos, físicos e biológicos. Esses elementos, tais como a água, o clima, a umidade, os ventos e muitos outros, são todos de origem externa. Portanto, trata-se de um agente exógeno de transformação do relevo.
(    ) Lixiviação – a lixiviação é a lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Trata-se, portanto, de um agente exógeno ou externo de modificação do relevo.
(    ) Tectonismo – o tectonismo é o processo de formação e transformação do relevo causado pelo movimento das placas tectônicas, que se encontram abaixo da crosta terrestre. Trata-se, portanto, de um agente endógeno ou interno.
(    ) Erosão – assim como o intemperismo, a erosão é causada por agentes externos, tais como a água e os ventos, estando relacionada, portanto, a agentes externos de transformação do relevo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário/ seu elogio/sua sugestão:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

OLIMPÍADA EDUCATIVA DE GEOGRAFIA 6º ANO M e T - 2024

  Olá queridos alunos! No primeiro bimestre acontece a nossa famosa Olimpíada Educativa de Geografia, e a escolha desse projeto no 1º bimest...