PARTIU DA NECESSIDADE DE REGULAMENTAR OS OBJETIVOS DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM
1) A GEOGRAFIA CONTINUA COM A MISSÃO DE OFERECER AOS ALUNOS AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA A COMPREENSÃO DO MUNDO EM QUE VIVEMOS.
2) PRINCÍPIOS DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO:
- ANALOGIA (UM FENÔMENO É SEMPRE COMPRÁVEL A OUTRO)
- CONEXÃO ( UM FENÔMENO GEOGRÁFICO NUNCA ACONTECE ISOLADAMENTE)
- DIFERENCIAÇÃO (VARIAÇÃO DOS FENÔMENOS GEOGRÁFICOS PELA SUPERFÍCIE)
- DISTRIBUIÇÃO (COMO OS OBJETOS DE ESTUDOS SE REPARTEM PELO ESPAÇO)
- EXTENSÃO (ESPAÇO FINITO E DELIMITADO PELO ACONTECIMENTO DO FENÔMENO GEOGRÁFICO)
- LOCALIZAÇÃO (POSIÇÃO PARTICULAR DE UM OBJETO NA SUPERFÍCIE)
- ORDEM (É O PRINCÍPIO GEOGRÁFICO DE MAIOR COMPLEXIDADE)
3) AS CATEGORIAS DE ANÁLISE DA GEOGRAFIA QUE FAZEM PARTE DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO, NÃO SE IDENTIFICA, NÃO É CLARO.
4) A CARTOGRAFIA DESAPARECEU. FOI DILUÍDA COMO "LINGUAGENS"
5) A GEOGRAFIA FÍSICA APARECE POUCO. BIOMAS 6º ANO FOI ALTERADO PARA DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS.
6) OS SABERES FORAM ORGANIZADOS EM 5 UNIDADES TEMÁTICAS:
TODAS AS ALTERAÇÕES PENSADAS E REPENSADAS A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO DAS SEGUINTES COMPETÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário/ seu elogio/sua sugestão:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.