LEIA COM ATENÇÃO E ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE ESTA REALIDADE!
A taxa de mortalidade infantil expressa o número de crianças de um determinado local que morre antes de completar 1 ano de vida a cada mil nascidas vivas. Esse dado é um indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação.
Entre as principais causas da mortalidade infantil estão a falta de assistência e de instrução às gestantes, ausência de acompanhamento médico, deficiência na assistência hospitalar, desnutrição, déficit nos serviços de saneamento ambiental, entre outros. A ausência de saneamento provoca a contaminação da água e dos alimentos, podendo desencadear doenças como a hepatite A, malária, febre amarela, cólera, diarreia, etc.
Conforme dados do Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a taxa de mortalidade infantil mundial é de 45 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas. Esses dados estão em constante declínio, visto que há 20 anos o número de mortes de crianças com menos de 1 ano era de 65 para a mesma quantidade de nascidas vivas.
Contudo, é importante destacar que essa redução não ocorre da mesma forma em todos os países. Nas nações desenvolvidas economicamente, a taxa de mortalidade infantil é muito baixa, sendo que algumas registram médias inferiores a 3 mortes para cada mil nascidos, como o Japão, Islândia, Finlândia, Suécia, Noruega e Cingapura. No Brasil, essa taxa é de 22 para cada mil nascidos.
Por outro lado, alguns países possuem taxas de mortalidade infantil altíssimas: Afeganistão (152), Chade (127), Angola (111), Guiné-Bissau (109), Nigéria (107), Somália (106), Mali (103) e Serra Leoa (102). Diante desse cenário, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu a redução da mortalidade infantil entre uma das oito Metas de Desenvolvimento do Milênio.
Para que o objetivo seja alcançado, os países ricos devem contribuir para a estruturação das nações que enfrentam esse grande problema social, realizando a construção de hospitais, capacitação da equipe médica, educação familiar, subsídios para a alimentação adequada, saneamento ambiental, entre outros.
Espaço elaborado para pessoas que se interessam por assuntos relacionados aos temas abordados pela Ciência Geográfica.
domingo, 29 de maio de 2016
Ilhas de Calor!!!!
Acesse o link a seguir e assista o vídeo:
http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/professor-de-geografia-explica-conceito-de-ilhas-de-calor/2759197/
Efeito Estufa X Aquecimento Global
Acesse este link e assista o vídeo sobre impactos das Mudanças Climáticas, no Brasil!!!
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9220/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo.html
domingo, 22 de maio de 2016
Energia Nuclear!
Neste vídeo você entenderá como o terremoto de Fukushima no Japão, afetou o funcionamento da usina nuclear.
Quiz sobre Japão!!!
Atenção galera, utilize estes links para desafiar os seus conhecimentos sobre o Japão!!!
Vá em frente!!!
https://rachacuca.com.br/quiz/94924/japao-i/
https://rachacuca.com.br/quiz/99650/curiosidades-do-japao/
Vá em frente!!!
https://rachacuca.com.br/quiz/94924/japao-i/
https://rachacuca.com.br/quiz/99650/curiosidades-do-japao/
sábado, 21 de maio de 2016
Diferença entre Clima e Tempo.
Bem pessoal, antes de saber o que é clima, você precisa entender o que é tempo atmosférico.
Tempo é o conjunto de valores (de temperatura, de pressão, de umidade e de precipitação) que em um dado momento e em certo lugar caracterizam o estado momentâneo atmosféricos de um determinado lugar (isto é, naquele momento específico)
O tempo é o estado da atmosfera em um local determinado e em um momento definido. Assim, por exemplo, pode-se dizer que hoje em Londrina o tempo é quente e ensolarado, Por outro lado, o clima é a condição média da atmosfera durante um longo período. Assim, dizemos que o clima em Londrina é subtropical, com temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
Tempo atmosférico corresponde ao estado da atmosfera num determinado momento, ou seja, é como se fosse uma "fotografia" da atmosfera, pela qual se percebem as condições meteorológicas, por exemplo: nublado ou não nublado.
Exemplificando:
- Se está fazendo sol ou não.
- Fazendo calor ou não.
- Fazendo frio ou não.
É isso pessoal!!!! Não tem como complicar, ok?!?!
As condições atmosféricas mudam constantemente. Existem mudanças bruscas que acontecem em poucas horas e processos amplos que duram séculos ou milhares de anos. Por isso é importante saber a diferença entre tempo e clima.
E o que é Clima????
Clima é o resultado dos registros do tempo atmosférico de um determinado lugar, realizados durante um período aproximado de 30 anos.
Ou seja: o clima corresponde a sequência habitual de tempos atmosféricos. Por exemplo, no Brasil predomina o verão chuvoso e o inverno seco, formando o clima tropical continental. Portanto, o clima é mais duradouro ou permanente e não muda constantemente como o tempo atmosférico.
A observação dos tipos de tempo mais comuns e sua distribuição durante o ano revelam o clima de uma região. Para conhecê-lo, são analisados seus elementos principais (temperaturas, precipitações, ventos e pressão do ar), que têm suas condições médias estudadas ao longo de décadas.
Como os dados meteorológicos são obtidos
A temperatura é medida com um termômetro e seus valores são dados em graus, sendo a escala mais comum a Celsius. Como as temperaturas variam muito, nos estudos científicos os valores extremos são tão importantes quanto os médios.
As chuvas são medidas por meio do pluviômetro, que é um recipiente com marcas para a medição da altura da água da chuva nele contida. Se em um dia a água atinge 50 mm, dizemos que houve uma precipitação de 50 mm de chuva.
A pressão do ar é medida por um barômetro, em mm/Hg (milímetros de mercúrio). Quanto maior a pressão, menor a possibilidade de chuva.
A nebulosidade indica a existência ou não de nuvens e em qual altitude elas estão.
Para determiná-la, usa-se um feixe de laser que rebate na base das nuvens. O tempo gasto para o feixe ir e vir permite calcular a altitude da nuvem.
Para determiná-la, usa-se um feixe de laser que rebate na base das nuvens. O tempo gasto para o feixe ir e vir permite calcular a altitude da nuvem.
A direção do vento indica a sua orientação. É importante, pois permite conhecer as mudanças no tempo. Se uma nuvem está próxima do observador, mas o vento sopra em direção a ela, significa que ela não o alcançará. Cata-ventos e birutas são usados para determinar a direção dos ventos.
EXERCÍCIOS!!!
1 - Sobre os
conceitos referentes a clima e tempo, destaque a opção correta:
a) Esses conceitos são sinônimos.
b) O clima é inconstante, ou
seja, varia o tempo todo.
c) O tempo é considerado
constante, não possui variação.
d) O Brasil inteiro possui o
mesmo clima.
e) O clima é constante e o tempo
é inconstante, ou seja, variável.
2 - ___________indica uma sucessão de variações do tempo em um determinado lugar
durante um longo período, no mínimo 30 anos.
Qual alternativa completa a lacuna da frase acima?
a) clima b) tempo c) temperatura
3 - O estado momentâneo do ar, num determinado local da Terra,
caracteriza o ______ atmosférico desse lugar.
Qual alternativa completa a lacuna da frase acima?
a) clima b) tempo c) temperatura
4 – Como se chama a diferença entre a maior e a menor temperatura
é a amplitude térmica de um lugar, que também pode ser diária, mensal e anual?
a) temperatura máxima b)
tempo c) amplitude térmica
5 - Quando a umidade do ar é muito baixa, em determinados meses do
ano, o que pode ocorrer conosco?
a)
a garganta fica seca e dolorida e o
nariz pode sangrar.
b)
a garganta fica úmida e dolorida e o
nariz pode sangrar.
c)
a garganta fica úmida e dolorida e o
nariz pode ter sangramentos.
6 – Qual é sinônimo de granizo?
a) geada b) chuva de
pedra c) nevoeiro
7 – Como se chama a
solidificação do orvalho e ocorre em madrugadas muito frias, quando as
gotas de água do orvalho se resfriam a menos de 0 °C?
a) geada b) chuva de
pedra c) nevoeiro
8 - _________formado pela condensação do vapor de água na
atmosfera e se forma perto do solo.
Qual alternativa completa a lacuna da frase acima?
a) chuva b) nevoeiro c) geada
9 - Qual é o nome da
ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos?
a) meteorologia
b) geologia c) agronomia
10 – Qual das alternativas abaixo não é uma precipitação?
a) geada b) chuva de
pedra c) chuva d)neve
11 – Qual é a precipitação que ocorre quando a temperatura nas
nuvens permanece abaixo de 0o C e faz o vapor da água condensar-se e
transformar-se em cristais de gelo?
a) geada b) chuva de
pedra c) chuva d) neve
Assinar:
Postagens (Atom)
6º ANO TURMA DE 2024
BEM-VINDO ao nosso ambiente virtual!!! É aqui no Blog que você encontrará os vídeos das nossas aulas!!! Fique a vontade para assistir quand...
-
HIDROGRAFIA DA ÁSIA A maioria dos rios nasce na parte central do continente. Devido às abundantes chuvas nas áreas de clima tro...
-
O HINO NACIONAL DA GLOBALIZAÇÃO Num posto da Ipiranga as margens plácidas De um Volvo heróico, Brahma retumbante A Sk...
-
Bem pessoal, antes de saber o que é clima, você precisa entender o que é tempo atmosférico. Tempo é o conjunto de valores (de tempe...